"Arco da governação foi suplantado por arco da Constituição"

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, afirmou hoje que o "arco da governação foi suplantado pelo arco da Constituição" com a maioria de deputados à esquerda que rejeitará o programa do XX Governo.

Notícia

© Reuters

Lusa
10/11/2015 10:53 ‧ 10/11/2015 por Lusa

Política

Bloco de Esquerda

"Como é que é possível que uma alternativa se esteja a levantar? É que aquele arco que tanto embandeiram, o tal arco da governação, foi suplantado pelo arco da Constituição. Aquela que não conheceram durante quatro anos", afirmou Pedro Filipe Soares, numa intervenção no debate parlamentar do programa do Governo PSD/CDS-PP.

Dirigindo-se às bancadas do PSD e do CDS-PP, Filipe Soares defendeu que "a direita quer negar o resultado eleitoral" em que perdeu 25 lugares no parlamento numa eleição que elege deputados e não o primeiro-ministro.

O deputado do BE recusou qualquer "golpe" e considerou que "extremistas são os que, apoiando-se num Governo e maioria parlamentar, governam contra um regime instituído", a Constituição da República.

Pedro Filipe Soares advertiu que a Europa "não pode ser camisa-de-forças da Constituição", acrescentando que "não há constituições de primeira e de segunda" e que a Constituição alemã não é mais importante que a Constituição portuguesa".

"A única maioria que se expressa no parlamento é que derrubará o Governo PSD/CDS", disse.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas