Ainda não é desta. Cavaco quer clarificação formal de Costa
Cavaco Silva convocou reunião com António Costa para esta manhã. Não indigitou o secretário-geral do PS, pedindo-lhe antes a clarificação de seis questões. Ora, entretanto, os socialistas fizeram saber que a resposta do líder 'rosa' será remetida por escrito para Belém ainda hoje.
© Global Imagens
Política Governo
Cavaco Silva exige a António Costa clarificação formal para algumas questões que estão omissas nos acordos assinados.
Em causa está a "clarificação" de questões consideradas “omissas nos documentos, distintos e assimétricos, subscritos entre o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista Os Verdes”, pode ler-se no documento entregue a António Costa e publicado há momentos no site da Presidência da República.
Ao todo são seis, apresentadas por alíneas, as “dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade” de um eventual Governo PS, apresentadas por Cavaco Silva, nomeadamente: a aprovação de moções de confiança; a aprovação dos Orçamentos do Estado, “em particular o Orçamento para 2016”, mas também o “cumprimento das regras de disciplina orçamental”, nomeadamente o que resultou da assinatura do Tratado Orçamental.
Entre as dúvidas de Cavaco Silva incluem-se ainda o “respeito pelos compromissos internacionais de Portugal no âmbito das organizações de defesa coletiva”, questão que estará relacionada com a participação portuguesa na NATO, o papel da Concertação Social e a “estabilidade do sistema financeiro”.
Depois do chumbo do programa do Governo PSD/CDS, que ditou a queda do Executivo de Passos Coelho, o Parlamento 'passou a bola' para a Presidência da República. Após as últimas semanas de reuniões, Cavaco Silva devolve assim a mesma 'bola' ao PS e aos partidos com quem os socialistas acordaram.
O PS fez entretanto saber, pela voz de Carlos César, que António Costa responderá por escrito ainda hoje às questões lançadas por Cavaco Silva.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com