Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

Bloco quer pôr fim (de vez) a praxes violentas

Partido já terá criado projeto a debater no Parlamento.

Bloco quer pôr fim (de vez) a praxes violentas
Notícias ao Minuto

08:06 - 01/12/15 por Notícias Ao Minuto

Política Assembleia da República

O Bloco de Esquerda quer pôr fim aos abusos relatados durantes as praxes académicas e exige que se volte a discutir o assunto na Assembleia da República.

Para isso terá já, segundo o jornal i, criado um projeto de resolução em que apresenta cinco medidas principais, entre elas a necessidade dos órgãos diretivos das instituições assumirem uma atitude que “não legitime as práticas de praxes violentas no interior ou no exterior” das universidades, não reconhecendo papel a estruturas das praxes e a necessidade de passar a ser obrigação das instituições a criação de atividades de receção aos novos alunos.

Com base nas últimas reportagens, que dão conta de consequências graves na sequência de praxes violentas [registaram-se já casos de mortes e de alunos que ficaram paraplégicos na sequência de atividades de praxes], os bloquistas referem, ainda, a necessidade de uma rede de apoio psicológico e jurídico a alunos vítimas de abusos.

O partido já havia apresentado um projeto semelhante na legislatura anterior mas não tinha obtido a aprovação do PSD e do CDS. Agora, com uma nova maioria de Esquerda, o projeto poderá ter uma avaliação diferente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório