Marcelo terá de "garantir a soberania democrática" de Portugal

Catarina Martins diz que Marcelo tem um discurso "conservador".

Notícia

© Reuters

Andrea Pinto
09/03/2016 11:43 ‧ 09/03/2016 por Andrea Pinto

Política

Catarina Martins

Catarina Martins mostrou hoje a esperança de que Marcelo Rebelo de Sousa seja o Presidente que faça jus à Constituição da República Portuguesa.

"Nos últimos anos tivemos um Presidente da República que faltou vezes a mais àquela que é a lei fundamental do país e que assenta no contrato democrático e contrato social que é a constituição", começou por afirmar a líder do Bloco de Esquerda.

Posto isto, Catarina Martins refere que aguarda "pelos dias que se seguem" para provar que o novo chefe de Estado irá ter "um novo peso" no cumprimento da Constituição nos tempos que se seguem e que serão anos "de enormes desafios para a democracia em Portugal", tendo em conta os desafios "com os acordos internacionais, institucionais e comerciais" que se avizinham e que "limitam a soberania democrática do país".

"A partir de hoje olhamos para o futuro para um mandato em que o Presidente da República terá de ser não só o garante da Constituição da República mas também o garante da soberania democrática no nosso país e nos desafios difíceis que vamos ter", atirou.

Ainda sobre as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, Catarina Martins defendeu tratar-se de "um discurso comum visão conservadora mas que tenta fazer pontes em todo o país".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas