PCP dirige carta à TVI sobre convidadas do Dia da Mulher

PCP questiona a presença de três pessoas da mesma força política (Bloco de Esquerda) na TVI para falar de ‘política no feminino’.

Notícia

© Global Imagens

Anabela de Sousa Dantas
09/03/2016 21:52 ‧ 09/03/2016 por Anabela de Sousa Dantas

Política

Críticas

O PCP publicou esta quarta-feira no seu site oficial uma carta que enviou à direção de Informação da TVI onde reclama do tratamento dado pela estação ao Dia Internacional da Mulher.

O partido questiona a razão pela qual as suas iniciativas levadas a cabo no dia 8 “por todo o território nacional” - incluindo um “almoço organizado pela Célula dos trabalhadores comunistas na Câmara Municipal da Moita, com a presença do Secretário-Geral” - tiveram apenas direito a 8 segundos de tempo de antena no Jornal das 8 da estação, quando figuras de outros quadrantes políticos tiveram direitos a segmentos inteiros.

Destas personalidades, convidadas a falar da ‘liderança no feminino’ e ‘política no feminino’, é destacado: a peça de 2 minutos assignada à “iniciativa promovida pela candidata, ainda não-líder, à liderança do CDS” na Assembleia da República e “Catarina Martins e Mariana Mortágua para uma entrevista no Jornal das 8 de 12 minutos, seguindo-se mais 20 minutos na TVI 24 com Mariana Mortágua e Marisa Matias”.

“Mas será que noutros partidos não há mulheres deputadas, na Assembleia da República ou no Parlamento Europeu? Ignora a TVI a existência de mulheres do PCP, jovens e não jovens, com papel relevante na vida política nacional e na afirmação dos direitos das mulheres? Os critérios de pluralismo da TVI não atingem mais que o horizonte de convidar 3 pessoas de uma mesma força política?”, questiona o PCP.

“Tantas outras militantes, dirigentes e deputadas do PCP estariam, no mínimo, nas mesmas condições para debater questões, a pretexto de uma rubrica batizada de ‘Política no feminino’, que serviu como espaço para afirmar posicionamentos políticos a propósito do Orçamento do Estado, a venda do Novo Banco, a chantagem da Comissão Europeia sobre o nosso País ou outros temas da atualidade”, acresce o partido, na missiva dirigida à TVI.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas