Bruxelas: "Nenhuma das políticas securitárias está a dar resultado"

Eurodeputada pelo Bloco de Esquerda lembra que "não se pode continuar a cair no erro de confundir o terrorismo com a imigração".

Notícia

© Global Imagens

João Oliveira
22/03/2016 13:31 ‧ 22/03/2016 por João Oliveira

Política

Marisa Matias

De Bruxelas chega mais uma reação aos atentados de hoje em Bruxelas. Entrevistada via Skype pela TVI, Marisa Matias disse que na altura dos atentados “estava precisamente a caminho do Parlamento Europeu”, mas que acabou por voltar a casa e seguir as instruções das autoridades para ali ficar.

A eurodeputada descreve que a cidade “está cheia de ambulâncias e forças de segurança” e que é visível “um cenário de guerra”. Apesar das medidas de segurança mais restritivas que têm sido implementadas nos últimos meses, desde os ataques de Paris, Marisa Matias lamenta: “infelizmente, não têm estado a dar nenhum resultado”.

A representante do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu reiterou que “um problema maior" continua a persistir, sendo ele “confundir o terrorismo com a imigração”, e que por isso “os países europeus têm muita responsabilidade nesta matéria”, pelo que “deviam assumir que estes ataques se têm propagado por toda a Europa e outros países”.

E há soluções que podem ser concretizadas: “Levar a sério as propostas de não vender armas a grupos terroristas, não comprar o petróleo nos territórios que estão ocupados pelo ISIS e olhar com outros olhos para a tragédia a que assistimos todos os dias que é a fuga de milhares e milhares de pessoas deste terrorismo”, enumerou.

“Não podemos alimentar esta lógica de guerra de civilizações. Em Bruxelas, como em qualquer outra parte da Europa e em outros países temos assistido a estes ataques terroristas e infelizmente vão continuar a propagar-se a não ser que se cortem as fontes de financiamento e se faça um ataque ao terrorismo a sério”, concluiu a eurodeputada.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas