PSD destaca existência projetos políticos alternativos em Portugal
O líder parlamentar do PSD sublinhou hoje a definição de dois projetos políticos alternativos em Portugal, ao comentar o discurso do Presidente da República na sessão parlamentar comemorativa do 25 de Abril.
© Global Imagens
Política 25 Abril
Luís Montenegro descreveu que há uma proposta "protagonizada e executada pelo PS, com apoio parlamentar de BE, PCP e PEV", e outra "pela alternativa política do PSD e que irá centrar-se nos próximos tempos no exercício de uma oposição saudável".
"Nós não podemos receber lições de disponibilidade para o consenso de nenhuma força política. O PSD liderou o Governo quatro anos e meio, convidou o principal partido da oposição, PS, para consensos várias vezes nas mais variadas matérias (segurança social, lei eleitoral), coisa que o PS tem sucessivamente negado, primeiro na oposição, hoje mesmo exercendo a liderança do Governo", lamentou.
Marcelo Rebelo de Sousa aconselhara cada um dos modelos a demonstrar humildade e competência, mas defendeu que tem de haver unidade no essencial, apontando a saúde como uma área de fácil convergência, "um primeiro passo" para "consensos setoriais de regime" noutros domínios como o sistema político, o sistema financeiro, a justiça ou a segurança social.
"Lançou também o desafio para que estes dois projetos alternativos possam convergir em matérias essenciais. Falar na estabilização do sistema financeiro, do sistema de justiça, da segurança social, não é nada que não tenhamos feito e esteja nas nossas prioridades políticas", continuou Montenegro.
Segundo o deputado do PSD, "a perspetiva é criar mais riqueza, que gere mais emprego, mais justiça social, mais capacidade de as pessoas poderem cumprir os seus objetivos de vida".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com