O fundador do Clube dos Pensadores (CdP), Joaquim Jorge, convidou para o próximo debate a ex-ministra e atual líder do CDS-PP. Assunção Cristas subirá ao palco do CdP dia 2 de maio (segunda-feira), como habitualmente pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.
Esta não é, porém, a estreia de Cristas no CdP. Por lá passou em 2012 como ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, mas no entretanto algo mudou. A deputada, advogada e ex- professora universitária foi recentemente eleita para suceder a Paulo Portas na liderança do CDS.
O CdP destaca, no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que no governo presidido por Passos Coelho foi considerada, segundo uma sondagem, a ministra mais popular e a que mereceu nota positiva dos portugueses.
À liderança do CDS chegou “de forma pacífica e consensual”, contando com a influência de Paulo Portas para “evitar divisões internas” e garantir “um CDS coeso e unido para o futuro”. E a pensar no futuro, o CDS-PP não quer ficar para trás na oposição e tem apresentado medidas alternativas às do Governo.
Recorde-se que este ano, em que o Clube dos Pensadores assinalou o seu 10º aniversário, já por lá passaram Marisa Matias, Nuno Melo, Daniel Bessa. A promessa é de que “a curto prazo” lá estejam presentes Rui Rio, Catarina Martins, e Pedro Passos Coelho.