O ex-chefe de gabinete de Durão Barroso e antigo vice-presidente do PSD, José Matos Correia, confirmou esta quarta-feira ao Expresso que foi co-autor do discurso de renúncia de Miguel Relvas, que na semana passada se demitiu do cargo de ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.
"Confirmo que enviei um documento a Miguel Relvas com sugestões para o discurso que ele faria quando saísse. Isso foi feito dias antes da sua demissão", diz ao Expresso o deputado social-democrata e presidente da comissão parlamentar de Defesa Nacional.
Contudo, conta o semanário, depois de publicamente ter anunciado a sua demissão, Miguel Relvas enviou o texto aos deputados do PSD e CDS-PP.
Acontece que, nesse documento Word, a que o Expresso teve acesso, Matos Correia é identificado como o autor mas a última versão do documento, e a que foi enviada aos deputados, foi gravada pela secretária de Relvas e entre o texto original, de Matos Correia, e a versão final foram gravadas sete versões diferentes do discurso de demissão.
Além disso, apurou o mesmo jornal, Matos Correia não terá sido o único a dar uma ‘mãozinha’ ao ministro demissionário.
De salientar ainda que, Matos Correia tem sido um dos nomes apontados para a remodelação governamental, curiosamente para o lugar deixado vago por Relvas.