O Governo PSD/CDS-PP manifestou, esta quarta-feira, vontade de "abrir um diálogo" e disponibilidade para "acolher propostas" dos socialistas, durante um encontro com o secretário-geral do PS em que se fez representar a alto nível, segundo fonte governamental.
O secretário-geral do PS, António José Seguro, esteve hoje na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, Lisboa, durante mais de hora e meia, numa reunião realizada a pedido de Pedro Passos Coelho, que se fez acompanhar pelo ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e pelo seu novo ministro Adjunto, Miguel Poiares Maduro, responsável pela coordenação política do executivo.
O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, do CDS-PP, esteve também neste encontro, na ausência do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que está a acompanhar a visita do Presidente da República ao Peru e à Colômbia.
Fonte governamental assinalou a representação "ao mais alto nível" do Governo neste encontro com António José Seguro e disse à agência Lusa que, nesta ocasião, o executivo "explicitou a vontade de abrir um diálogo com o PS".
De acordo com a mesma fonte, nesta reunião, o ministro de Estado e das Finanças fez um ponto da situação das negociações com os representantes da troika que se encontram em Lisboa e do processo de extensão dos prazos dos empréstimos a Portugal no quadro da União Europeia.
O Governo enfatizou a importância que atribui a este processo para o regresso do Estado português ao financiamento nos mercados internacionais e agradeceu "o apoio que o PS deu externamente a esta negociação".
O contexto europeu, os limites do défice, a consolidação orçamental foram temas abordados, assim como o crescimento, a economia e o emprego, tendo o Governo manifestado "vontade de envolver o maior partido da oposição nestas matérias" e disponibilidade para "acolher propostas do PS", segundo a mesma fonte.