Miguel Macedo e Álvaro Santos Pereira têm travado uma disputa pela tutela da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que está actualmente sob a alçada do ministro da Economia.
De acordo com o Diário Económico, o ministro da Administração Interna, que, à excepção da Polícia Judiciária (PJ) e da ASAE, tutela todos os restantes órgãos de polícia criminal, tem defendido que a polícia da segurança alimentar devia transitar para o seu ministério. Macedo argumenta que os órgãos de polícia criminal, salvo a PJ, devem estar todos concentrados sob a mesma tutela para facilitar sinergias e uma racionalização de despesas.
Contudo, e por enquanto, o ministro da Economia mantém o controlo da ASAE e, segundo o Diário Económico, Santos Pereira quer que este órgão de polícia criminal passe para a alçada do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, tendo inclusivamente deixado indicações nesse sentido ao gabinete, antes de partir para a Colômbia na visita oficial de Cavaco Silva, contra a pretensão de Macedo em conseguir a tutela da ASAE.