É indispensável que “a família socialista lute contra esta austeridade e esta troika”, sustentou, na mensagem enviada aos participantes no jantar comemorativo do 40.º aniversário da fundação do Partido Socialista, que está a decorrer esta noite em Coimbra.
Lamentando não poder estar presente no jantar, o antigo Presidente da República defendeu, numa mensagem de vídeo gravada, a necessidade de o partido se bater “contra os mercados e a favor das pessoas”.
“[Os atuais dirigentes europeus e de Portugal] só pensam no dinheiro e não pensam nas pessoas e com esses não podemos ir a parte nenhuma”, advertiu o antigo dirigente e fundador do PS, que também foi primeiro-ministro.
Durante o jantar, no pavilhão dos Olivais, intervieram o antigo presidente da Câmara de Coimbra e candidato ao lugar nas próximas autárquicas Manuel Machado, os líderes da federação distrital do PS/Coimbra e da Juventude Socialista, Pedro Coimbra e João Torres, respectivamente, e a presidente do partido, Maria de Belém, devendo o secretário-geral do PS ser o último a usar da palavra.
Maria de Belém afirmou que o seu partido, depois de ter lutado “contra o totalitarismo” e pela liberdade e pela democracia, “continua a ter muito por que lutar”.