Luís Montenegro falava aos jornalistas após o chefe de Estado, Cavaco Silva, ter encerrado a série de discursos políticos na sessão solene do 39.º aniversário do 25 de Abril de 1974 na Assembleia da República.
"O Presidente da República fez um discurso objectivo, sereno e que foi a meu ver também corajoso no sentido de realçar a capacidade do país - independentemente do posicionamento político dos cidadãos e mesmo dos agentes políticos - para ultrapassar a grave situação em que nos encontramos", considerou Luís Montenegro.
De acordo com o líder da bancada social-democrata, "apesar de todos os sacrifícios e de todo o esforço que tem sido feito, que é muito e que afecta gravemente a vida dos cidadãos, nomeadamente aqueles que não têm emprego, o caminho seguido tem-se revelado positivo para podermos projectar nas próximas décadas um ciclo de crescimento".
"Um ciclo que evite que o país volte a cair num ciclo que repita a actual situação", advertiu.
Para o presidente do Grupo Parlamentar do PS, o discurso do Presidente da República "conciliou bem o esforço das pessoas com o acerto do caminho que, por parte do Governo e do parlamento, tem sido encetado em conjunto com os nossos credores".
"Esse caminho não tem sido de submissão mas de interacção. Estivemos perante um discurso de esperança, porque também apela à responsabilidade que todos temos de ter no futuro, estando no Governo ou na oposição, tendo a nossa ideologia partidária, mas tendo igualmente a capacidade de estabelecer compromissos e consensos naquilo que é essencial. Estamos a falar em ultrapassar uma das mais graves crises que Portugal passou ao longo da sua História. Temos de projectar um futuro equilibrado e sustentável", acrescentou Luís Montenegro.