O Governo, segundo o histórico do PS, está a trair o ideal, do também histórico fundador de um partido, Francisco Sá Carneiro com a sua apologia à austeridade.
O socialista afirma que a “austeridade é uma desgraça” e acusa os membros do Executivo de serem “fanáticos daquela teoria”. Na opinião de Soares, “são ideólogos daquilo. São neoliberais puros.”
À margem da apresentação de um livro na sua Fundação, o antigo Presidente da República lembra o antigo primeiro-ministro e fundador do PPD, mais tarde PSD. “O que é que era o Sá Carneiro. Não era por este Governo. Não era anti-social-democrata. Não era ultraconservador. Era um homem de esquerda que quis entrar na internacional socialista, isto significa que eles estão a trair o ideal de Sá Carneiro”, acusa Soares.
Continuando na mesma linha, o socialista sublinha que a base de apoio dos sociais-democratas ao Executivo está em declínio. “Dois terços do partido social-democrata não estão com o Governo”, afirma Soares, e acrescenta a pergunta: “Quem é que está com o Governo?”.