O barómetro de Maio do i/Pitagórica, divulgado hoje, mostra que o número de inquiridos que dá nota negativa ao Governo aumentou 5,6% face ao mês anterior. Actualmente, 64,4% dos portugueses classifica a actuação do Governo com nota 5,4, ou seja, apenas duas décimas acima da pior nota de sempre, atribuída em Março de 2013.
Este aumento do descontentamento face à actuação do Governo é expresso também na redução dos inquiridos que em Abril deu nota intermédia (8 a 14) ou máxima (14 a 20) ao Executivo de Passos Coelho. De acordo com barómetro de Maio, apenas 7,9% dá nota máxima e 27,7% nota intermédia, o que significa que nunca tão poucos portugueses consideraram que o actual Governo seria merecedor de uma boa classificação.
Quanto às lideranças dos partidos com assento parlamentar, não há muitas novidades a registar no barómetro de Maio do i/Pitagórica. Apesar de uma ligeira queda face ao mês anterior, António Costa (45,6%) e Rui Rio (35,2%) mantém-se como as escolhas dos portugueses para o PS e PSD, respectivamente.
Já Paulo Portas (44,6%) e Jerónimo de Sousa (44,4%) são os únicos actuais líderes que conseguem a aprovação dos inquiridos, ao passo que no Bloco, Francisco Louçã (39%) continua a ser o escolhido.