Seara 'ignora' decisão do tribunal e apresenta candidatura

Um dia depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter decidido que Fernando Seara não pode ser candidato à presidência da Câmara de Lisboa, no âmbito da lei de Limitação de Mandatos, o ainda autarca de Sintra vai apresentar, esta tarde, a sua candidatura à autarquia da capital, mas não oficialmente. Só com luz verde do Tribunal Constitucional, Seara pode ser, de facto, candidato.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
21/06/2013 09:23 ‧ 21/06/2013 por Notícias Ao Minuto

Política

Autárquicas

O ainda autarca de Sintra rejeita a decisão do Tribunal da Relação e vai apresentar um recurso ao Tribunal Constitucional. Entretanto, Fernando Seara vai lançar esta tarde a sua candidatura à Câmara de Lisboa, mas esta apenas será oficial se o Constitucional der luz verde.

A candidatura de Seara será feita em regime de coligação entre PSD e CDS, sendo que ainda ontem os centristas manifestaram o seu desagrado com a decisão do Tribunal de Relação, que, no entanto, poderá ficar comprometida caso o Tribunal Constitucional tarde na decisão.

Segundo o jornal i, a decisão cairá já em cima das eleições autárquicas, agendadas para o dia 29 de Setembro.

Deste modo, mesmo que Seara anuncie publicamente a sua candidatura e entregue os papéis junto do tribunal na comarca, sem o aval do Constitucional a candidatura será considerada inválida.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou ontem, em Viena, que defende o recurso ao Constitucional e que a lei de Limitação de Mandatos deveria ser alterada. “Se houver uma questão na lei, então faz todo o sentido que os partidos a alterem, porque quer o PS quer o PSD, que votaram esta lei, acham que ela não tem esta interpretação”, frisou.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas