José Sócrates considerou ontem na RTP que a ministra das Finanças “não disse a verdade”, tendo afirmado mesmo “falsidades” na comissão parlamentar de inquérito aos contratos swap, quando alegou que não tinha recebido informação do Governo anterior sobre estes contratos de alto risco, quando houve transição da pasta.
Para o também ex-líder do PS, Maria Luís Albuquerque colocou-se numa “posição insustentável”, tendo sido “vítima da campanha que ela própria criou” contra o Executivo anterior. “Uma pessoa destas não entraria no meu Governo”, disse também Sócrates na RTP.
Sensivelmente ao mesmo tempo, Marcelo Rebelo de Sousa afirmava na TVI que a ministra das Finanças “é um peso pluma” que, apesar de não ter dito “uma mentira substancial” sobre os contratos swap, só se conseguirá manter no cargo “se fechar este episódio”, dando todos os esclarecimentos.
Para o comentador, Maria Luís Albuquerque tem duas opções: voltar à comissão parlamentar “ou mandar uma cartinha a explicar o que quis dizer”.