A busca por um novo espaço para exercer as suas novas funções de vice-primeiro-ministro terminou. Paulo Portas já escolheu a sede para o seu novo departamento governamental, revela o jornal Público.
O espaço escolhido é o Palácio das Laranjeiras, na zona de Sete Rios, em Lisboa, que, alegadamente por uma contenção de custos, será partilhado com o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.
Segundo o Público, as instalações já estão abastecidas de todo o material necessário para que o novo departamento de Portas possa funcionar.
Recorde-se que, ainda antes de o Presidente da República, Cavaco Silva, dar ‘luz verde’ à sétima remodelação do Governo de coligação PSD/CDS, que passou pelas saídas de Vítor Gaspar e Álvaro Santos Pereira, pela entrada de António Pires de Lima, Jorge Moreira da Silva, e Rui Machete, bem como pela nomeação de Portas para o cargo de vice-primeiro-ministro, o líder do CDS, revelou o Público, já tinha iniciado a procura de um espaço para o seu novo gabinete.
Nessa altura, segundo o jornal, o ainda ministro dos Negócios Estrangeiros passeou, algumas noites, pela cidade de Lisboa, visitando vários edifícios em busca do ideal para o seu novo cargo. Pelo meio, Paulo Portas ainda foi surpreendido por um apelo de Cavaco Silva a um entendimento de “salvação nacional” entre PSD, PS e CDS.
Mas face ao falhanço da proposta do chefe de Estado, o centrista conseguiu a nomeação e já tem gabinete.