Marques Mendes considera que Maria Luís Albuquerque sai “enfraquecida” com a polémica que levou Pais Jorge a demitir-se, mas defende que a saída do governante foi a melhor solução.
“A ministra das Finanças fica enfraquecida, isso é mais ou menos óbvio, não vale a pena negar as evidências. Mas, apesar de tudo, entre manter o secretário de Estado ou ele sair, acho que foi melhor para Maria Luís Albuquerque e para o Governo que Pais Jorge tivesse saído”, afirmou o comentador da SIC, acrescentando que “havia ali um abcesso que assim acabou”.
Por outro lado, o social-democrata lembrou que o secretário de Estado poderia ter escolhido sair a bem, mas não o fez, “porque em vez de sair com uma atitude de humildade saiu num exercício de arrogância”.
Marques Mendes sublinhou também que o tema dos swap do “ponto de vista político está esgotado” e que se o Governo “continua a teimar na discussão política” sai “cada vez pior nesta imagem”.
Para o antigo líder do PSD, o Executivo “já perdeu na matéria dos swap, o que é obra porque tinha a razão do seu lado” e deixa o alerta ao Governo, mas também à oposição, de que o “jogo do empurra”, com acusações entre o PS e o PSD, é um desgaste para toda a gente.
“Estão a suicidar-se em directo, isto é politiquice, ninguém quer saber disto para nada”. Rematou Marques Mendes.