O site The Verge teve acesso a cerca de duas horas de áudios de reuniões internas do Facebook onde o fundador e CEO da empresa , Mark Zuckerberg, procura motivar e responder a dúvidas dos respetivos colaboradores.
Os temas vão desde o lançamento da criptomoeda Libra, a opinião pública sobre o Facebook, o crescimento do rival TikTok e até a postura de Zucerberg sobre as audiências dadas a governos estrangeiros depois do escândalo Cambridge Analytica. Porém, um dos grandes temas destes áudios é a possibilidade de o Facebook vir a ser desmantelado, uma proposta apresentada por vários membros do governo dos EUA, incluindo candidatos presidenciais como Elizabeth Warren.
“Tens alguém como Elizabeth Warren que pensa que a resposta correta é separar as empresas… se for eleita Presidente, então acredito que teria um desafio legal e acredito que ganharíamos esse desafio legal. E isso ainda é mau para nós? Sim. Quer dizer, não quero ter um grande processo contra o nosso próprio governo… Mas vejam, no final do dia, se alguém ameaçar alguma coisa tão existencial, vais para o ringue e lutas”, afirmou Zuckerberg.
O líder do Facebook adianta ainda que desmantelar a gigante tecnológica não resolveria os assuntos ou responderia a questões de privacidade. “Separar estas empresas, seja o Facebook, a Google ou a Amazon, não resolveria os problemas. E, sabem, não reduz a probabilidade de interferência em eleições. Torna-a mais provável porque as empresas não conseguem coordenar-se e trabalhar em conjunto”, aponta o fundador do Facebook.
Além de uma transcrição completa das reuniões, o The Verge partilhou os ‘pontos altos’ numa página onde incluiu os próprios áudios onde todos possam ouvir. Se tiver interessado em ouvir o líder da maior rede social e apps de mensagens de todo o mundo, aconselhamos-lhe a dar escutar um pouco.