A produtora responsável pela criação de títulos como ‘Fortnite’, ‘Gears of War’ e ‘Unreal Tournament’, a Epic Games, anunciou a nova versão do seu motor gráfico, o Unreal Engine 5. Para demonstrar as capacidades do grafismo da próxima geração de consolas, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, partilhou um vídeo captado em tempo real numa PlayStation 5.
“Os gráficos falam por eles. A Epic sempre puxou os limites do que é possível. O nosso objetivo não é apenas dar mais funcionalidades aos produtores. O problema mais complicado no desenvolvimento de jogos é que desenvolver jogos de alta qualidade exige muito tempo e dinheiro. Por isso queremos tornar as vidas dos produtores mais fáceis e produtivas”, afirmou Sweeney em conversa com o The Verge.
Entre as novidades do Unreal Engine 5 encontramos duas novas tecnologias de nome Nanite e Lumem. A primeira refere-se a uma ferramenta que permite aos produtos gerar “tantos detalhes geométricos quanto o olho consegue ver”, o que permitirá criar objetos virtuais altamente detalhes sem perda de qualidade e de uma forma mais rápida.
Sobre a segunda tecnologia, a Lumem, trata-e de uma ferramenta de iluminação que funciona em tempo real, muito semelhante à forma como acontece em produções de filmes e animação. “Os designers e artistas podem criar cenas mais dinâmicas com a Lumem, por exemplo, mudando o ângulo do Sol para uma altura do dia, ligar uma lanterna ou rebentar um buraco no teto e a luz indireta adaptar-se-á de acordo”, explica a Epic Games.
O Unreal Engine 5 será lançado oficialmente em 2021. No começo do ano surgirá numa forma de antevisão e, mais perto do final, será disponibilizada uma versão completa. No processo, a Epic Games garante que os jogos atualmente a serem desenvolvidos com o Unreal Engine 4, poderão transitar facilmente para a nova versão.
Na galeria acima pode ver uma série de imagens deste motor de jogo e, abaixo, um vídeo onde pode ver o Unreal Engine 5 em tempo real a ser reproduzido por uma versão para produtores da PlayStation 5.