Ordem executiva de Trump pode mudar a Internet como a conhecemos
A ordem executiva deverá visar o Facebook, o Twitter e a Google.
© Reuters
Tech EUA
Parece que o Presidente dos EUA, Donald Trump, não tem intenções de abrandar na luta contra as redes sociais. Depois de ver a veracidade de ‘tweets’ seus disputados pelo Twitter, Trump pretende realmente assinar uma ordem executiva que permitirá regular plataformas digitais como o Facebook e o Twitter.
A ordem executiva ainda não foi tornada pública mas parece ter sido publicada uma versão prévia por uma professora da Faculdade de Direito da Universidade de St. John, Kate Klonick.
De acordo com o Business Insider, a ordem executiva a ser assinada pelo Presidente dos EUA deverá levar a Comissão Federal de Comunicações a examinar os regulamentos que protegem as redes sociais de não serem responsabilizadas pelo conteúdo publicado pelos utilizadores. Por outras palavras, significa que caso as redes sociais pretenderem alterar de alguma forma as publicações em questão, devem ser responsabilizadas pelo seu conteúdo..
A ser verdade, significa que as empresas tecnológicas em questão podem vir a tornar-se um maior alvo de processos judiciais, tornando-as assim muito mais vulneráveis.
“Dezenas de milhares de americanos reportaram que, entre outros comportamentos preocupantes, as plataformas online estão a assinalar conteúdo como inapropriado, mesmo que não viole nenhum termo do serviço; fazem mudanças não anunciadas e sem serem explicadas a políticas que possam desfavorecer certos pontos de vista; e apagam conteúdo e contas inteiras sem aviso, sem lógica e sem recurso”, aponta esta versão da ordem executiva a que Klonick teve acesso.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com