Tal como tantas outras empresas, a Apple foi obrigada a evitar grandes eventos presenciais e optar por apresentações exclusivamente em formato digital. Foi o caso da edição 2020 do Worldwide Developers Conference (WWDC), que teve direito à sua primeira apresentação 100% online.
Foi nestas condições que a Apple anunciou oficialmente o iOS 14, a próxima grande atualização do sistema operativo para iPhone que terá como grande objetivo melhorar e estabilizar o desempenho. Ainda assim, há uma série de novidades a caminho como os ‘widgets’. Estes ‘widgets’ podem reunir informação específica e podem ser personalizados e adicionados livremente à página inicial.
A Apple apresentou também o que descreve como App Library, uma funcionalidade que organiza aplicações automaticamente em grupos e listas de modo a que possa encontrá-las mais rapidamente.
Outra novidade é o ‘picture-in-picture’, uma capacidade que permitirá ver vídeos enquanto continua a navegar pelo sistema. Esta versatilidade também foi empregue à Siri, que ocupará apenas a parte inferior do ecrã enquanto exibe os resultados na parte superior. Sobre a assistente digital, os utilizadores poderão começar a enviar mensagens de áudio.
É com o iOS 14 que a Apple também lançará a sua própria app de tradução, simplesmente chamada de Translate. Os utilizadores da app poderão escrever ou ditar texto e traduzi-lo para um total de 11 línguas e sim, o português estará incluído no lançamento.
"É um grande lançamento que transformar a experiência central do iOS", afirmou o vice-presidente sénior de Engenharia de Software da Apple, Craig Federighi.