Dois em cada 10 condutores escrevem SMS e e-mails ao volante

As distrações do condutor estão na origem de um em cada três acidentes de viação, segundo um estudo realizado pela Allianz Center for Technology, que revelou ainda que por detrás destas situações está, na maior parte dos casos, a utilização de dispositivos móveis, como se lê num comunicado enviado às redações.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
13/01/2014 12:27 ‧ 13/01/2014 por Notícias Ao Minuto

Tech

Estudo

Mais de um em cada três acidentes rodoviários são originados por distrações do condutor. Esta é uma das conclusões do estudo ‘Distração ao voltante’, realizado pela Allianz Center for Technology pertencente àquela seguradora.

De acordo com uma nota de imprensa a que o Notícias ao Minuto teve acesso, “dois em cada dez condutores admitiram que, por vezes, escrevem SMS [Short Message Service] ou emails enquanto conduzem e um em cada três lê mensagens enquanto guia”, o que se justifica pela crescente popularidade de smartphones e outros dispositivos móveis, que aumentam a tentação de utilização durante a condução.

Segundo a mesma investigação, 40% dos inquiridos costuma fazer chamadas sem qualquer sistema de mãos de livres, apesar de 60% ter consciência de que a utilização do telemóvel é uma das mais perigosas fontes de distração na estrada.

Acresce que os condutores analisados que utilizam os smartphones tiveram, pelo menos, mais um acidente comparativamente com quem recorre aos mesmos.

Ainda assim, a distração nem sempre tem por base este tipo de aparelhos, sendo que 25% dos questionados confessaram que, por vezes, pensam noutras coisas que não a condução como em problemas financeiros, doença ou morte de familiares, problemas conjugais ou pessoais.

O investigador do estudo, Jörg Kubitzki, considera através do mesmo comunicado que “o mais preocupante é que os resultados indicam que o problema se tem vindo a agravar de ano para ano”.

Por conseguinte, “o que os condutores se consciencializem que, quando estão ao volante, têm de manter os olhos na estrada, as mãos no volante e a mente focada na condução”, sublinha.

Face a estes resultados, é crucial “reduzir o uso de aparelhos eletrónicos ao mínimo, manter sempre ambas as mãos no volante, mente focada na condução, relativizar a pressão do tempo e capitalizar ao máximo os sistemas de assistência em viagem do veículo”, alerta aquela entidade.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas