A Bloomberg publicou uma reportagem onde oferecer mais detalhes sobre o atribulado período de desenvolvimento de ‘Cyberpunk 2077’, jogo que acabou por estar envolvido em polémica no final de 2020.
Depois de falar com mais de 20 colaboradores do estúdio CD Projekt RED (atuais e antigos), a publicação norte-americana indica que o jogo só começou a ser produzido em 2016, tendo sido desde então alvo de prazos irrealistas e problemas técnicos. De notar que ‘Cyberpunk 2077’ começou por ser apresentado em maio de 2012.
Os mesmos colaboradores da produtora polaca indicaram que a demonstração apresentada durante a E3 de 2018 era “quase inteiramente falsa”.
A mesma reportagem dá conta de períodos de trabalho em excesso dos programadores para que fosse cumprida a data de lançamento. Porém, o modelo de trabalho remoto imposto pela pandemia de Covid-19 acabou por afetar o desenvolvimento, levando a que os programadores da versão PC (a principal) trabalhassem longe de quem testava as versões para consolas.
A versão PC de ‘Cyberpunk 2077’ acabou por ser a mais otimizada, com as versões para PlayStation 4 e Xbox One a ficarem aquém das expetativas criadas pela CD Projekt RED. No entanto, detetaram-se ‘bugs’ em praticamente todas as versões de ‘Cyberpunk 2077’, os quais serão corrigidos pelo estúdio ao longo dos próximos meses.