Australianos já não podem ver nem partilhar notícias no mural do Facebook
Disputa em relação a pagamento a empresas de comunicação social levou rede social a banir as notícias da plataforma na Austrália. Contas das polícias e de serviços de urgência também foram afetadas.
© OLIVIER DOULIERY/AFP via Getty Images
Tech Austrália
O Facebook bloqueou os seus utilizadores australianos de partilhar ou ver conteúdo noticioso na plataforma, no seguimento de uma disputa relativamente à legislação digital.
A Austrália quer que gigantes tecnológicos como o Facebook ou a Google paguem uma taxa pelos conteúdos de órgãos de comunicação social que são publicados nas suas plataformas. A rede social, porém, defende que esta exigência "interpreta mal a relação entre a plataforma e os publishers".
O governo australiano criticou a decisão da rede social, indicando que ameaça a "credibilidade" da plataforma.
Neste momento, na Austrália, todas as páginas de órgãos de comunicação social locais e internacionais estão bloqueados. A decisão afetou também as contas de várias agências governamentais, incluindo polícias, serviços de urgência, departamento de meteorologia e outras organizações que não são comunicação social, de acordo com o New Zealand Herald.
O ministro das Finanças da Austrália, Josh Frydenberg, indicou esta quarta-feira (quinta-feira na Austrália) que teve uma discussão "construtiva" com Mark Zuckerberg, CEO da plataforma, e que concordaram em "continuar a conversa para tentar encontrar uma forma de avançar".
This morning, I had a constructive discussion with Mark Zuckerberg from #Facebook. He raised a few remaining issues with the Government’s news media bargaining code and we agreed to continue our conversation to try to find a pathway forward.
— Josh Frydenberg (@JoshFrydenberg) February 17, 2021
Leia Também: Itália multa Facebook em 7 milhões por práticas contra proteção de dados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com