O WhatsApp revelou que começará a “pedir lentamente” aos seus utilizadores para aceitarem a nova política de privacidade a partir do dia 15 de maio. A notificação será lançada de forma gradual mas, pelos vistos os utilizadores terão bons motivos para aceitarem os novos termos.
Como nota o TechCrunch, os utilizadores do WhatsApp poderão perder a capacidade de ler ou enviarem mensagens. “Por algum tempo, estes utilizadores serão capazes de receberem chamadas e notificações, mas não serão capazes de ler ou enviarem mensagens a partir da aplicação”, pode ler-se no comunicado da empresa.
O objetivo do WhatsApp é partilhar com o Facebook informação sobre as empresas com que os utilizadores falam na app de mensagens, permitindo assim que a rede social consiga exibir anúncios mais personalizados.
Sabe-se que os utilizadores europeus estão salvaguardados desta nova política pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados mas, ainda assim, a mudança poderá levar vários utilizadores do WhatsApp a procurar por outras alternativas como o Signal ou o Telegram.