A Huawei anunciou esta segunda-feira, dia 22, um novo modelo do seu telemóvel dobrável, o Mate X2, que além de adotar um novo design também integra uma nova dobradiça e especificações de topo de gama.
Começando pelo design, os mais atentos repararão que, ao contrário do Mate X e do Mate Xs, o Mate X2 tem um ecrã interior e um ecrã exterior. O ecrã OLED exterior de 6.45 polegadas acompanha o impressionante ecrã OLED interior de 8 polegadas, o qual inclui uma nova tecnologia que, de acordo com a Huawei, torna o ato de ler mais confortável para o utilizador ao diminuir a quantidade de reflexos.
É de realçar a atenção que a Huawei deu à dobradiça do Mate X2, composta por um material três vezes mais duro do que metal e que permite que o dispositivo não apresente qualquer orifício por onde possam entrar poeiras e areias. No interior encontramos ainda um processador Kirin 9000, 8GB de RAM, 256 ou 512GB de armazenamento interno e uma bateria de 4.500mAh com carregamento rápido com fios de 55W.
A câmara fotográfica inclui um sensor principal de 50MP, uma ultra angular de 16MP, um telefoto de 12MP e ainda um zoom periscópico de 8MP. No ecrã frontal temos uma câmara com um único sensor de 16MP. Tal como outros smartphones da Huawei dos últimos anos, o Mate X2 não inclui serviços da Google e sim os da própria Huawei.
O Mate X2 começará por ser lançado na China e terá o preço equivalente de 2.294 euros pela versão de 256GB e 2.422 euros pela versão de 512GB. De notar que este não é o preço anunciado para o mercado europeu, pelo que o valor pode ser ainda maior do que este.