Se entrar hoje na página inicial do Google, encontrará um doodle alusivo os Jogos Olímpicos de Inverno. Algo que, de resto, é uma prática recorrente do motor de pesquisa.
O aspeto curioso do doodle desta sexta-feira são as cores que aparecem por detrás das imagens relativas às modalidades, que são, nada mais, nada menos, que as cores da bandeira LGBT.
A imagem que altera o lettering da Google repete-se pelos sites internacionais, incluindo o da Rússia, onde o presidente Vladimir Putin levou a cabo um conjunto de medidas de penalização face aos homossexuais.
Por toda a Europa, têm-se repetido nos últimos dias manifestações contra a discriminação da comunidade gay, algo que tem ganhado proporções com o aproximar das competições de Inverno, que decorrem em Sochi, na Rússia.
De salientar que na Carta Olímpica pode ler-se um parágrafo que dá conta de que “a pratica de desporto é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar desporto, sem discriminação de qualquer tipo e num espírito olímpico, o que requer uma compreensão mútua e espírito de amizade, solidariedade e fair-play”.