Sem atualizações, Windows XP põe governos e empresas em risco

A Microsoft vai deixar de atualizar o seu sistema operativo Windows XP já a partir do dia 8 de abril. O fim das atualizações poderá deixar em risco os computadores que ainda o possuem, avança o The Wall Street Journal.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
03/04/2014 15:16 ‧ 03/04/2014 por Notícias Ao Minuto

Tech

Microsoft

Os cerca de 300 milhões de utilizadores, a nível mundial, que ainda utilizam o Windows XP poderão vir a ter preocupações acrescidas. Com o fim das atualizações do sistema operativo, surgem algumas dúvidas sobre a segurança informática dos utilizadores.

O Windows XP foi lançado em 2001 e além de utilizado em computadores pessoais é também um sistema operativo usado em instituições governamentais, em sistemas de fornecimento de água e energia, de tratamento de esgotos e até caixas multibanco.

Apesar de a Microsoft já ter anunciado que iria deixar de fazer atualizações ao nível do suporte e segurança, a empresa de segurança informática Qualys adiantou ao The Wall Street Journal que está à espera que mais de 10% dos computadores utilizados por empresas e governos continuem a utilizar o sistema operativo, mesmo depois do dia 8 de abril.

Entretanto a Microsoft continua a incentivar os seus utilizadores a optarem pelo mais recente Windows 8.1. A ‘gigante’ norte-americana criou, inclusive, o site amirunningxp.com, onde os utilizadores podem verificar se estão a utilizar o Windows XP – e, em caso afirmativo, saber como fazer o download do Windows 8.1.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas