Os cerca de 300 milhões de utilizadores, a nível mundial, que ainda utilizam o Windows XP poderão vir a ter preocupações acrescidas. Com o fim das atualizações do sistema operativo, surgem algumas dúvidas sobre a segurança informática dos utilizadores.
O Windows XP foi lançado em 2001 e além de utilizado em computadores pessoais é também um sistema operativo usado em instituições governamentais, em sistemas de fornecimento de água e energia, de tratamento de esgotos e até caixas multibanco.
Apesar de a Microsoft já ter anunciado que iria deixar de fazer atualizações ao nível do suporte e segurança, a empresa de segurança informática Qualys adiantou ao The Wall Street Journal que está à espera que mais de 10% dos computadores utilizados por empresas e governos continuem a utilizar o sistema operativo, mesmo depois do dia 8 de abril.
Entretanto a Microsoft continua a incentivar os seus utilizadores a optarem pelo mais recente Windows 8.1. A ‘gigante’ norte-americana criou, inclusive, o site amirunningxp.com, onde os utilizadores podem verificar se estão a utilizar o Windows XP – e, em caso afirmativo, saber como fazer o download do Windows 8.1.