Dependência das redes sociais e das selfies "é uma doença"

Mais do que uma moda dos tempos que correm, as selfies tornara-se uma dor de cabeça para os médicos de saúde mental. Por ano, mais de 100 doentes procuram ajuda devido à dependência das redes sociais e aos transtornos ligados à aparência, indica o site True Activist.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
14/06/2014 18:17 ‧ 14/06/2014 por Notícias Ao Minuto

Tech

Especialista

Foi notícia na imprensa internacional o suicídio de um jovem que, por não conseguir tirar a selfie perfeita, colocou termo à vida. Há outros casos de pessoas que chegam ao desespero por não atingirem a perfeição nas fotografias que tencionam partilhar nas redes sociais.

Estes casos são já objeto de estudo por serem considerados preocupantes pelos profissionais da saúde, que consideram que a prática pode mesmo tornar-se uma doença.

“Um em cada três pacientes que me visitam com síndrome da distorção da imagem [transtorno obsessivo com os defeitos na aparência física] publicam compulsivamente selfies na internet”, alertou o psiquiatra David Veal, citado pelo site True Activist.

Nestes casos, o médico recorre à terapia cognitivo-comportamental, que “ajuda o doente a reconhecer as razões do seu comportamento e, consequentemente, a moderá-lo”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas