A startup portuguesa BuzzStreets vai lançar, na próxima quarta-feira, uma aplicação móvel gratuita que promete ajudar a reduzir o tempo médio de deslocação dos condutores dentro das cidades.
Para tal, a app informa os utilizadores de todas as perturbações existentes na circulação e oferece-lhes rotas alternativas, tudo em tempo real. Para garantir eficiência e rapidez no serviço, a empresa recolhe de informação através de cinco canais desenvolvidos em parceria com várias instituições.
Além disso, conta com BuzzInspectores, fiscais que acompanham as obras na via pública e comunicam a sua evolução, drones instalados nos principais acessos às cidades e BuzzMotos, que circulam pelas cidades, registando imagens das ocorrências.
Aos utilizadores é dada a possibilidade de dar o seu contributo, através da plataforma online ou de uma linha telefónica gratuita.
"Ao contrário de outras aplicações de trânsito, a BuzzStreets não informa apenas acerca dos locais onde a confluência de viaturas provoca atrasos no trânsito, mas também sobre as ocorrências que estão na sua origem e como evitá-las”, explica o CEO da BuzzStreets em comunicado.
Para já, a aplicação vai ser lançada apenas com informação relativa às cidades Lisboa e Porto. Nas palavras de João Marques Fernandes, “estas duas funcionarão como mercados de teste para a internacionalização da BuzzStreets, prevista para o início de 2015. O objetivo é conquistar as principais cidades europeias no primeiro semestre e a América do Sul no segundo”.
O projeto é apoiado pela Comissão Europeia, através do Horizonte 2020, e pelo programa Connect Europe-Brazil. Teve um investimento inicial de 100 mil euros e prevê angariar 1,5 milhões de euros para financiar a sua internacionalização.