“Um bom profissional que trabalhe com Java ou .Net tem emprego quase garantido”. A opinião é de Nuno Freitas, diretor geral da Upgrade, uma empresa de recursos humanos que atua na área das Tecnologias de Informação e Telecomunicações.
Em comunicado enviado às redações, o mesmo responsável explica que “para funções onde a experiência profissional mínima exigida é superior a 2/3 anos destacamos, entre outras, certificações como PMP, ITIL, Microsoft, CISCO, SAP, VMWARE e ORACLE”.
A polivalência dos profissionais é, de acordo com Nuno Freitas, um dos fatores preferenciais na hora de escolher um candidato.
“Cada vez mais sentimos a exigência do mercado, na procura de profissionais para fazer testes de software com experiência em desenvolvimento de software. Até há bem pouco tempo esse era um perfil não tão usual pois, normalmente, um software tester não desenvolve, apenas testa o que é desenvolvido e é o developer que depois faz as alterações necessárias consoante as suas indicações do developer”, concluiu o responsável.