Ignora os amigos para ler uma mensagem ou para atualizar um estado? Identificou-se com estas características? Então saiba que a isso se chama phubbing – ato de deixar de dar atenção a alguém para olhar para o telemóvel.
Este fenómeno foi analisado por Babycakes Romero que mostrou a obsessão dos telemóveis através de fotografias. O fotógrafo elaborou este projeto por sentir que o contacto pessoal está cada vez mais distante. “É uma espécie de rejeição e diminui a autoestima da pessoa que é substituída pelo dispositivo”, indica ao Diário de Notícias.
E quem nunca se sentiu trocado por um telemóvel? Para um psicólogo especializado em perturbações ligadas à internet, João Faria, isso é mais que comum. “Hoje, duvido que alguém nunca tenha tido esse sentimento. A pessoa deixa de sentir que é importante e isso causa um grande desconforto”.
Para o psicólogo este é um fenómeno que tem tendência a aumentar porque “há cada vez mais pessoas ligadas à rede e desligadas da sua própria realidade, umas porque querem evadir-se, outras porque não conseguem pôr um travão”.
Se neste momento está a ler esta notícia e ao seu lado tem alguém que pede a sua atenção, pelo menos faça com que ele se sinta parte deste momento.