Já não cumprimenta os vizinhos no elevador? O seu chefe já o apanhou por diversas vezes a jogar Candy Crash? Manda mais beijos à sua cara-metade pelo WhatsApp do que pessoalmente? Então, não há dúvidas, está viciado no seu telemóvel.
Segundo o Tlife Guru existe uma diferença entre a necessidade de usar o telemóvel e o facto de se ser viciado no mesmo. Por isso, é necessário tomar uma medida para acabar com esse comportamento obsessivo e lembrar-se de que existe um mundo para lá das tecnologias.
As medidas que se seguem fazem parte de um plano que o ajudará a resolver o problema.
1. Desligue o telemóvel uma hora ou duas antes de se ir deitar. Assim consegue aproveitar para conversar com o seu parceiro, a sua família ou companheiros de casa.
2. De manhã, assim que acorde, evite ligar o telemóvel. Acorde e aproveite os primeiros minutos da manhã sem estar agarrada a um aparelho.
3. Esqueça-se do carregador de vez em quando. Desta forma, quando ficar sem bateria não tem mesmo hipótese de o ligar.
4. Silencie as notificações do telemóvel, incluindo a vibração. Assim evita, inclusivamente, ser acordada durante a noite.
5. Use outros dispositivos. Se gosta de música use um leitor de mp3. Tudo menos o telemóvel.
6. Deixe-o num local fixo. Sempre longe do seu campo visual para não cair em tentação.
7. Peça ajuda aos seus pais ou amigos. Peça-lhes que lhe escondam o telemóvel de vez em quando ou que o coloquem em silêncio sem que dê conta.
8. Não o leve para a casa de banho. As idas à casa de banho podem ser um bom momento para pôr a leitura em dia, seja ler uma revista, os rótulos das embalagens de shampoo ou o catálogo do supermercado.
9. Deixe-o em casa. Sempre que for fazer atividades ao ar livre, evite levar o telemóvel consigo.
10. Desative o WhatsApp. É uma das aplicações que mais tempo lhe rouba. Desligue-a e consulte o que se passou apenas uma vez ao dia.
11. Cuidado no carro. Deixe o telemóvel na mala e disfrute da rádio.
12. Veja televisão. Se não é fã opte por ler um livro.
13. Frequente terapias de grupo. Pode parecer uma medida excessiva mas vai ver que há muito mais pessoas que sofrem do mesmo problema.
14. Use o seu telemóvel velho. Aquele 'tijolo' sem acesso à internet e sem câmara fotográfica. Além da pouca utilidade que tem, de certo que até terá vergonha de andar a exibi-lo frequentemente.
15. Encontre-se com amigos e combinem que durante o tempo em que estão juntos ninguém pega no telemóvel.
16. Decore pelo menos 15 números de telemóvel.
17. Em vez de fazer compras online, visite as lojas.
18. O que fazer se tem um telemóvel do trabalho? Comprometa-se a ir consultar o e-mail apenas de hora a hora, por exemplo. E desligue as aplicações para comunicar internamente na empresa - WhatsApp ou Skype, por exemplo - quando sair do emprego.
19. Fale mais cara-a-cara. Perceba que há muito mais do que um simples ecrã de telefone. Pare de fazer publicações e perceba que o melhor 'dispositivo' com que pode interagir é mesmo o ser humano.