Com cada vez menos combustível fóssil disponível no planeta, cresce a preocupação de criar alternativas energéticas, com o sol a figurar-se como uma das melhores. É no que pensam os investigadores da EVX e da Universidade de Tecnologia de Swinburne com o seu projeto atual.
O objetivo desta colaboração é criar o primeiro carro desportivo movido a energia solar, um tipo de veículo ainda inexistente e uma falha no mercado que os investigadores querem colmatar.
Pode parecer distante mas o objetivo desta equipa está cada vez mais próximo de se tornar realidade, sendo que a data final está prevista para 2016, uma evolução que não contou com o financiamento do estado australiano.
“Sem financiamento do governo fizemos progressos significativos no departamento de pesquisa e desenvolvimento e estamos cada vez mais próximos de tornar a nossa ambiciosa visão uma realidade,” declarou o CEO e co-fundador da EVX, Barry, Nguyen, ao 3DPrint , adiantando ainda que “não haverá na estrada nenhum carro com um design um durabilidade comparável”.