Segundo o Business Insider, Sanmay Ved, antigo funcionário da Google, estava a procurar domínios no Google Domains quando notou que o Google.com estava disponível. Em vez da cara triste e cinzenta, sinal de que o domínio já não está disponível, apareceu a cara verde e feliz que indica que pode ser comprado.
O custo para comprar o domínio com mais tráfego do mundo foi pouco mais de 10 euros. “Pensei que fosse algum erro, mas consegui completar o ‘check out’”, afirmou Ved, que adicionou o domínio ao ‘carrinho de compras’ e, para sua surpresa, a transação continuou.
Em vez de receber o email habitual de “comprou um domínio”, o seu painel de compra, que dá uma visão de outros websites comprados pelo mesmo utilizador, foi atualizada com mensagens de que era o dono do domínio Google.com.
Sanmay Ved recebeu emails com informação interna que reportou à equipa de segurança da Google. “A parte assustadora foi que tive acesso aos controlos durante um minuto”, explica.
Ainda assim, o Google Domains cancelou a venda um minuto depois, afirmando que alguém tinha registado o site antes, e deu os 10 euros de volta.
Ved não está certo do que aconteceu para conseguir comprar o domínio. Poderá ter sido um erro no Google Domains ou a empresa, simplesmente, falhou a renovação do domínio. Um representante da Google disse ao Business Insider que estão a estudar o assunto.