Uma equipa de físicos de França e do Canadá analisaram o mistério de duas listas telefónicas que, com as folhas intercaladas entre si, são quase impossível de separar. Para tal, recorreram a várias experiências e desenvolveram um modelo matemático para explicar a razão de ser necessário mais força para separar as duas listas.
A descoberta, já publicada, dá o nome informal de ‘fator Hércules’ e explica o porquê de ser necessária mais força com o aumento do número de folhas intercaladas. Através de um programa de televisão francês, a equipa tentou separar as duas listas telefónicas, que nunca se separaram mesmo quando foram usadas para içar um guindaste com um carro preso.
Que a resposta envolvia o atrito já se sabia. Os físicos experimentalistas, teóricos e um especialista em papel decidiram estudar o fenómeno.
Em declarações ao Público, Frédéric Restagno, do Centro Nacional da Investigação Científica francês, disse que “uma das características da força de atrito é que, para deslocar objetos, temos de aplicar uma força tangencial proporcional à força de pressão exercida pelos objetos um sobre o outro”.
Ao puxar-se pelas lombadas para separar as listas telefónicas, uma parte dessa força é convertida em pressão entre as folhas da mesma, que ocorre por causa do desvio para os lados das folhas exteriores, algo que dificulta a separação das duas listas telefónicas. Ao aumentar a força, aumenta-se a pressão.