16,96 mil milhões de euros. Foi este o lucro da Apple no último trimestre de 2015, um período tradicionalmente positivo por causa da época natalícia. O valor entra para a história: é o maior lucro de sempre alguma vez registada por uma empresa cotada em bolsa.
No entanto, nota o The Verge, que a tecnológica de Cupertino previu que a sua receita para os primeiros três meses do ano civil de 2016 seria entre 46,09 mil milhões e 48,86 mil milhões de euros.
É, sem dúvida, um número impressionante, mas é preciso ter em conta que o valor indica que a Apple irá receber menos 53,47 mil milhões de euros que o mesmo período de 2015, a primeira descida na empresa desde há treze anos.
Como é normal, o iPhone foi o produto que mais receitas deu à tecnológica. Ainda assim, nota o Business Insider, acabou por falhar as expectativas, ainda que por pouco. A Apple tinha previsto vender 75 milhões de iPhones neste período mas acabou por vender apenas 74,78 milhões.
Os analistas têm previsto que as vendas do iPhone vão descer neste próximo trimestre pela primeira vez desde que o primeiro modelo foi lançado.