Desde que foi criado que o botão ‘like’ se tornou quase uma imagem de marca do Facebook, um botão que além de servir como uma forma de interacção rápida com as publicações. Porém, poucos se apercebem que o botão ‘like’ serve também como uma forma de recolher dados dos utilizadores, dando uma pequena amostra de que publicação são mais do seu agrado. Com os botões de reações este conceito será alargado.
É o que diz o Slate, apontando que os seis botões de reações não foram apenas integrados a pensar exclusivamente nos utilizadores mas sim também nos negócios que atualmente usam as suas páginas no Facebook para apurar não só o interesse mas também o tipo de interesse que as suas publicações geram.
É de assinalar o facto de todos os botões de reação serem representativos de emoções muito específicas, procurando assim eliminar qualquer ambiguidade. Terá sido por isso mesmo que um dos botões introduzidos inicialmente, o ‘yay’, foi abandonado, tendo sido considerado demasiado vago.
Com estes botões de reações o Facebook será capaz de recolher dados mais relevantes sobre os seus utilizadores, dando assim mais ferramentas e dados aos anunciantes e especialistas de marketing que utilizam a rede social.