Além dos anúncios de produtos e serviços concretos, a conferência Build da Microsoft foi também uma oportunidade para a tecnológica reafirmar a sua confiança quanto a um futuro onde humanos e máquinas coexistam em harmonia.
Como refere o The Verge, um cenário típico de ficção científica que coloca seres orgânicos e artificiais frente-a-frente tem sido um receio de especialistas da área científica. Esta é uma preocupação que não é partilhada pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, que não vai muito longe na hora de apontar um exemplo de que isto é possível, indicando a assistente virtual Cortana.
A aposta em ‘chatbots’ da Microsoft e na assistente virtual é para a Microsoft um sinal da experiência positiva desta coexistência. “Não será um futuro de homem contra máquina, será sim de homem com máquinas,” declarou Nadella, afirmando que pretende utilizar a tecnologia para “retirar o melhor e não o pior da humanidade”.