A inteligência artificial parece estar no horizonte de quase todas as tecnológicas e a Microsoft voltou ontem a demonstrar que está preparada para o que o futuro encerra, posicionando-se em várias frentes em antecipação.
Parte dessa aposta será feita através de ‘chatbots’, algo com que a tecnológica de Redmond tem vindo consistentemente a experimentar mas que promete ser ainda mais evidente graças ao Bot Framework, uma plataforma que possibilitará a qualquer pessoa criar as suas próprias inteligências artificiais e que poderá mudar a forma como se navega na internet.
Parte dessa mudança que a Microsoft pretende implementar dar-se-á através da assistente virtual Cortana, que terá direito a uma série de melhorias e a uma importância acrescida no sistema operativo Windows. Esta nova ‘versão’ da assistente virtual estará disponível durante o verão, quando a Microsoft lançar a uma nova atualização com a qual pretende festejar o primeiro aniversário do Windows 10.
O Windows 10 também foi tema da Build, mais precisamente as aplicações universais através das quais a Microsoft quer tornar o ambiente Windows mais harmonioso para os utilizadores e developers. As aplicações universais também pode beneficar o Windows 10 Mobile mas, apesar da perseverança da tecnológica na área dos dispositivos móveis, este foi um tema praticamente inexistente durante a Build.
Houve ainda espaço para uma ‘olhadela’ para o que é o outro grande projeto da Microsoft, o HoloLens, a tecnologia da realidade aumentada e as possíveis aplicações para a vida dos utilizadores. A exploração de Marte, por exemplo, tornar-se-á algo corriqueiro e falar com aqueles que nos são queridos através do Skype fará com que estes estejam, afinal mais próximos do que nunca.
Tudo somado, foi uma conferência onde a Microsoft tornou claro quais serão as suas grandes apostas para o futuro e ficando bem patente que, esteja ele próximo ou distante, a tecnológica de Redmond está bem preparada para ele.