Paris, 21 abr - A manifestação contra o projeto de lei sobre o casamento homossexual juntou hoje 45.000 pessoas em Paris, segundo as autoridades, enquanto a organização estima em 270.000 o total de participantes.
Esta é a segunda manifestação dos opositores à lei que permitirá também a adoção de crianças por estes casais, depois de, a 24 de março, uma outra ter reunido cerca de 300 mil pessoas segundo as autoridades parisienses, e 1,4 milhões de acordo com a organização.
A polícia de Paris indicou ainda que uma outra manifestação favorável à lei está a concentrar cerca de 3.500 pessoas na Praça da Bastilha.
A organização indicou esta semana que a manifestação de hoje seria regional e não nacional como a anterior.
O desfile de hoje era considerado muito importante pelo movimento porque a lei, embora já tenha sido aprovada no senado, deverá ser votada terça-feira na Assembleia Nacional francesa, e, se for aprovada, a França será o 14º país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Em França, os homossexuais e as lésbicas podem adotar crianças enquanto pessoas individuais, desde que cada caso seja aprovado pelos serviços sociais.
Os opositores consideram que o Governo francês ainda pode recuar e renunciar a aplicar a lei, e estão ainda esperançados de uma eventual censura pelo Conselho Constitucional.
A meio da tarde, ainda segundo a polícia, quando as manifestações estavam a dar sinal de dispersão, não havia registo de incidentes.
AG // MSP
Noticias Ao Minuto/Lusa