Portugal e outros 4 países da UE podem continuar a pescar na Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau e a União Europeia (UE) renovaram hoje uma parceria que permite a Portugal e outros quatro países do bloco comunitário pescar nas águas guineenses durante mais cinco anos.

© iStock

Economia União Europeia 18/09/24 POR Lusa

Em comunicado, a UE anunciou que o acordo firmado entre o bloco político-económico e o Governo guineense vai aplicar-se a partir de hoje, permitindo a embarcações de Portugal, Espanha, Itália, Grécia e França continuarem a pescar nas águas guineenses.

PUB

 

O processo, apesar de estar em vigor a partir de hoje, ainda requer aprovação final por parte do Parlamento Europeu.

O acordo vai permitir aos cinco Estados-membros pescarem, essencialmente, atum, cefalópodes e camarão.

Segundo a UE, o protocolo irá reforçar a governação das pescas e a proteção do ecossistema marinho e irá também apoiar a criação de empregos e actividades no sector das pescas da Guiné-Bissau.

O acordo contribuirá igualmente para a criação de condições de concorrência equitativas "através de princípios de transparência e não discriminação", acrescentou.

O financiamento europeu está estimado em 85 milhões de euros para os cinco anos (17 milhões de euros por ano), 4,5 milhões dos quais serão dedicados à promoção da gestão sustentável das pescas, às capacidades de controlo e vigilância da Guiné-Bissau e ao apoio às comunidades piscatórias locais.

Para além da contribuição da UE, os armadores pagarão taxas de licença e de captura à administração da Guiné-Bissau para obterem autorização de pesca, acrescenta.

"A combinação da contribuição da UE com as taxas pagas pelos operadores da UE eleva o envelope financeiro total estimado para mais de 100 milhões de euros durante o período de cinco anos", afirmou o executivo comunitário.

Bruxelas sublinhou que o acordo contribuirá para a gestão sustentável dos recursos marinhos e para o desenvolvimento do setor nacional das pescas na Guiné-Bissau.

Por outro lado, o protocolo contém novos elementos destinados a reforçar a transparência das actividades de pesca no país africano lusófono, bem como as disposições em matéria de proteção de dados e a aplicação do apoio setorial e promover a integração económica dos operadores da UE na Guiné-Bissau.

O protocolo melhora igualmente as disposições relativas às condições de trabalho dos pescadores locais a bordo dos navios da UE e reforça os princípios da cooperação económica, financeira, técnica e científica entre a UE e a Guiné-Bissau.

Bruxelas sublinhou que a aplicação provisória do acordo permite o reinício das actividades de pesca dos navios da UE na Guiné-Bissau, sendo que a entrada em vigor formal acontecerá após a ratifação pelas duas partes (no caso da UE pelo Parlamento Europeu).

Fruto de três rondas negociais, o protocolo havia sido rubricado em maio, em Bissau, entre o ministro das Pescas e Economia Marítima guineense, Mário Musante, e o embaixador da União Europeia em Bissau, Artis Bertulis.

Na sua intervenção nessa cerimónia, o diplomata europeu saudou o novo acordo, salientando que permitirá à Guiné-Bissau subir de 15,6 para 17 milhões de euros o valor direto anual no Orçamento Geral de Estado.

À luz de um acordo de parceria, que Artis Bertulis sublinhou existir há cerca de cinquenta anos, navios de empresas portuguesas, espanholas, francesas, italianas e gregas pescam nas águas da Guiné-Bissau.

Na altura, Mário Musante destacou o entendimento no sentido de as duas partes trabalharem em conjunto para "eliminar os constrangimentos técnicos e sanitários" para permitir que a Guiné-Bissau passe a exportar o seu pescado diretamente para o mercado europeu.

Leia Também: Papua Nova Guiné tenta conter conflito de clãs que já causou 30 mortos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Higiene Há 11 Horas

Especialistas alertam para o hábito pouco higiénico que muitos têm

mundo Alasca Há 23 Horas

Norte-americanos deixam ilha onde aumentou atividade militar russa

mundo Guerra na Ucrânia Há 14 Horas

Rússia ameaça Portugal e UE com retaliação por envio de Kamov para Kyiv

fama Manuel Luís Goucha Há 20 Horas

"Estamos no veículo que o Goucha ofereceu aos bombeiros de Monforte"

lifestyle Signos Há 17 Horas

Lamentamos informar: Vem aí desilusão amorosa para três signos

economia Combustíveis Há 19 Horas

Já se sabe o que vai acontecer aos preços dos combustíveis. Prepare-se!

pais Revista de imprensa Há 22 Horas

Hoje é notícia: Proteção Civil "esteve mal"; Casa Pia: Bibi vive na rua

pais Lisboa Há 17 Horas

Trânsito cortado em Loures e Odivelas no domingo. Saiba em que ruas

fama Realeza Espanhola Há 16 Horas

Rainha Sofía já está em Portugal. As fotos da mãe de Felipe VI em Lisboa

lifestyle Signos Há 8 Horas

Três signos que não pensam duas vezes antes de gastar dinheiro