Portugal mantém 25.º lugar no 'ranking' de competitividade IMD

Portugal voltou a ocupar a 25.ª posição no 'ranking' mundial de talento do IMD Competitiveness Center 2024, que avalia 67 países, foi hoje divulgado.

© Shutterstock

Economia Ranking 19/09/24 POR Lusa

Segundo o Instituto de Desenvolvimento de Gestão (IMD, na sigla inglesa), a posição de Portugal piorou em indicadores como o "Investimento e Desenvolvimento", de onde passou da 27.ª posição para 29.ª, bem como na "Atratividade", passando de 37.º lugar para 45.º.

PUB

 

Já a "Preparação" melhorou, subindo seis lugares para a 21.ª posição. Nesta categoria, são avaliados indicadores como as competências linguísticas e a educação em gestão (onde Portugal se destaca pela positiva), bem como a experiência internacional (onde compara pior).

Entre os principais pontos fortes de Portugal neste 'ranking' encontra-se também a força de trabalho feminina (49% do total), o rácio de aluno para professor no ensino secundário e a exposição à poluição de partículas.

Por outro lado, o IMD identificou como principais falhas de Portugal a formação dos trabalhadores, a administração da Justiça e a "fuga de cérebros", ou seja, a emigração de trabalhadores qualificados.

O 'ranking' mundial de talento de 2024 é liderado pela Suíça, seguindo-se Singapura (que subiu seis lugares) e Luxemburgo (que desceu um). Nos lugares de topo deste índice destacam-se os países nórdicos, com Suécia, Dinamarca, Islândia e Noruega a ocupar as posições seguintes.

Esta foi a 11.ª edição desta lista que mediu 67 países e combinou dados de inquéritos do Centro de Competitividade Mundial do IMD (WCC) com fontes externas, "colocando ambos no contexto das conclusões da Organização Internacional do Trabalho (OIT)", segundo explicam em comunicado.

Ao realizar esta análise, o IMD concluiu também que "a substituição do trabalho humano pela Inteligência Artificial poderá agravar a exclusão em algumas das principais economias".

"O relatório de acompanhamento do WTR 2024, "As implicações socioeconómicas da IA no local de trabalho", também expôs o aumento da desigualdade para as economias de rendimento mais elevado, à medida que a adoção precoce da IA começa a substituir a força de trabalho", destaca o instituto.

Leia Também: Portugal cai um lugar na atração de investimento estrangeiro para 7.º

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Higiene Há 11 Horas

Especialistas alertam para o hábito pouco higiénico que muitos têm

mundo Alasca Há 23 Horas

Norte-americanos deixam ilha onde aumentou atividade militar russa

mundo Guerra na Ucrânia Há 14 Horas

Rússia ameaça Portugal e UE com retaliação por envio de Kamov para Kyiv

fama Manuel Luís Goucha Há 20 Horas

"Estamos no veículo que o Goucha ofereceu aos bombeiros de Monforte"

lifestyle Signos Há 17 Horas

Lamentamos informar: Vem aí desilusão amorosa para três signos

economia Combustíveis Há 19 Horas

Já se sabe o que vai acontecer aos preços dos combustíveis. Prepare-se!

pais Revista de imprensa Há 21 Horas

Hoje é notícia: Proteção Civil "esteve mal"; Casa Pia: Bibi vive na rua

pais Lisboa Há 17 Horas

Trânsito cortado em Loures e Odivelas no domingo. Saiba em que ruas

fama Realeza Espanhola Há 16 Horas

Rainha Sofía já está em Portugal. As fotos da mãe de Felipe VI em Lisboa

lifestyle Signos Há 8 Horas

Três signos que não pensam duas vezes antes de gastar dinheiro