Rio atmosférico e anticiclone. Depressão Aitor traz vento e "chuva forte"

Aitor é o nome da depressão que já atingiu Portugal Continental. O pico acontecerá, no entanto, entre esta quarta e quinta-feira, colocando vários distritos a aviso laranja.

© Jorge Mantilla/NurPhoto via Getty Images

País Meteorologia 25/09/24 POR Mariana Ferreira Azevedo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos meteorológicos para o país na próxima quinta-feira, alertando para um rio atmosférico (massa de ar tropical marítima), que vem acompanhado de um anticiclone e a depressão Aitor. 

PUB

 

O resultado é "precipitação forte", com um aumento da intensidade do vento. O fenómeno já teve início na terça-feira, mas deverá alcançar o seu pico entre hoje e amanhã. 

"A maior parte da precipitação no período compreendido entre a tarde do dia 25 e o final da manhã de dia 26", avisa o instituto num comunicado.

Aitor vai afetar sobretudo a região do Norte e Centro do país, em especial no litoral, sobretudo no Minho e Douro Litoral e nas serras dos distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra.

"Na região Sul a precipitação será menos intensa, sendo pouco provável no interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio", escreve o IPMA.

O Instituto explica ainda que o mau tempo vai acontecer "devido ao transporte de uma massa de ar tropical marítima, com elevado conteúdo em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e de uma região depressionária, onde está embebida a depressão Aitor".

No que diz respeito ao vento, este ganhou maior intensidade a partir da tarde de terça-feira, prevendo-se que se agudize entre a tarde de hoje e o início da tarde de amanhã, quarta-feira. "Nas regiões Norte e Centro, o vento será de sudoeste por vezes forte, até 45 km/h, com rajadas até 70 km/h, soprando por vezes muito forte, até 60 km/h, com rajadas até 90 km/h, nas terras altas. Na região Sul, o vento soprará até 30km/h de sudoeste, sendo por vezes até 40 km/h nas terras altas", completa o mesmo comunicado.

A previsão de chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas, vai colocar vários distritos em alerta laranja e amarelo: esta quarta-feira estão com aviso laranja Viana do Castelo, Braga e Porto. Amanhã, quinta-feira, juntam-se os distritos de Aveiro, Viseu e Vila Real.

Leia Também: Aquecimento global "duplica" chuva na Europa. As imagens da destruição

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Avenida Marginal Há 17 Horas

Aviões em Oeiras, trânsito parado na Marginal: Dos 'cortes' às exceções

lifestyle Alimentação Há 18 Horas

É saudável comer ovos todos os dias? Nutricionistas esclarecem a dúvida

mundo China Há 16 Horas

Cano de saneamento 'explode' e lança dejetos pelo ar em plena autoestrada

fama Simão Sabrosa Há 15 Horas

Revelado o valor da mesada que Simão Sabrosa dá aos filhos

mundo Espanha Há 15 Horas

Ganha lotaria e 'perde' a família por não dividir prémio com filhos

pais Cascais Há 14 Horas

Morreu mulher que escondeu feto morto em armário de casa em Carcavelos

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 8 Horas

Como lavar toalhas para que fiquem fofinhas como no primeiro dia

fama Catarina Miranda Há 16 Horas

Catarina Miranda revela por que não fica até ao fim do 'Somos Portugal'

lifestyle Signos Há 11 Horas

Três signos que não têm 'papas na língua'

economia 'Trabalho e impostos (des)complicados' Há 18 Horas

Trabalho por turnos: É o patrão que decide ou tem de haver uma regra?