"Se tivesse desistido..." Trump acusa Zelensky de "recusar fazer acordo"

"Continuamos a dar biliões de dólares a um homem que se recusa a fazer um acordo", afirmou Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca.

© Brandon Bell/Getty Images

Mundo Guerra na Ucrânia 25/09/24 POR Notícias ao Minuto

O republicano Donald Trump acusou, esta quarta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de se recusar a "fazer um acordo" com a Rússia para colocar fim ao conflito no país e defendeu que, se a Ucrânia "tivesse desistido um pouco", a guerra teria sido evitada.

PUB

 

"Cidades desapareceram e nós continuamos a dar biliões de dólares a um homem que se recusa a fazer um acordo, Zelensky", disse Trump, durante um discurso em Mint Hill, na Carolina do Norte, à margem da campanha eleitoral para as presidenciais de novembro.

"Não havia nenhum acordo que ele pudesse ter feito que não fosse melhor do que a situação que temos neste momento. Temos um país que foi destruído e que não pode ser reconstruído", acrescentou, citado pela CNN Internacional.

No seu discurso, o candidato republicano às eleições norte-americanas culpou o presidente, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, pela invasão russa da Ucrânia, acusando-os de terem "causado esta situação pela estupidez do que disseram, por cada movimento que fizeram". "Causaram a situação e agora estão presos", atirou.

"Eles não sabem o que fazer. Estão presos a uma situação. É triste, eles simplesmente não sabem o que fazer. Porque a Ucrânia desapareceu, já não é a Ucrânia. Nunca se pode substituir essas cidades e vilas, e nunca se pode substituir as pessoas mortas, tantas pessoas mortas", acrescentou.

Para Trump, se a Ucrânia tivesse "desistido um pouco" no início do conflito e aceitado um "mau acordo" poderia ter evitado a guerra. "Poderia ter sido feito um acordo. Não teria morrido uma pessoa (...) Poderia ter sido feito um acordo se tivéssemos um presidente competente", disse.

Sublinhe-se que, na semana passada, Donald Trump adiantou que "provavelmente" se ia encontrar com o presidente ucraniano, durante a visita de Zelensky aos Estados Unidos para participar numa reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a guerra na Ucrânia. 

Leia Também: Falhas dos serviços secretos no atentado contra Trump eram evitáveis

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Avenida Marginal Há 17 Horas

Aviões em Oeiras, trânsito parado na Marginal: Dos 'cortes' às exceções

lifestyle Alimentação Há 18 Horas

É saudável comer ovos todos os dias? Nutricionistas esclarecem a dúvida

mundo China Há 16 Horas

Cano de saneamento 'explode' e lança dejetos pelo ar em plena autoestrada

fama Simão Sabrosa Há 15 Horas

Revelado o valor da mesada que Simão Sabrosa dá aos filhos

mundo Espanha Há 15 Horas

Ganha lotaria e 'perde' a família por não dividir prémio com filhos

pais Cascais Há 14 Horas

Morreu mulher que escondeu feto morto em armário de casa em Carcavelos

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 8 Horas

Como lavar toalhas para que fiquem fofinhas como no primeiro dia

fama Catarina Miranda Há 16 Horas

Catarina Miranda revela por que não fica até ao fim do 'Somos Portugal'

lifestyle Signos Há 11 Horas

Três signos que não têm 'papas na língua'

economia 'Trabalho e impostos (des)complicados' Há 18 Horas

Trabalho por turnos: É o patrão que decide ou tem de haver uma regra?