Organizações denunciam atum em lata "contaminado" em países europeus

Os grupos Foodwatch e Bloom fizeram testes em laboratórios independentes em atum em conserva de vários países e deram conta de níveis de atum elevados. Os grupos pedem que a Comissão Europeia 'aperte' as regras, para que este peixe fique ao mesmo 'nível' de todos os outros.

© Gregory Rec/Portland Press Herald via Getty Images

Mundo Atum 29/10/24 POR Notícias ao Minuto

Conservas de atum em muitos países na Europa estão contaminados com níveis perigosos de mercúrio, de acordo com o que dois grupos ambientalistas denunciam esta terça-feira.

PUB

 

Segundo a Foodwatch e a Bloom, é preciso que sejam reduzidos os níveis permitidos deste metal pesado e é também necessário que as autoridades tomem medidas "urgentes".

De acordo com o grupo Bloom, foram selecionadas aleatoriamente 148 latas de atum no Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha, e testadas num laboratório. Todas "estavam contaminadas com mercúrio", explica o grupo, citado pela agência France-Presse.

O grupo, que faz campanha pela proteção dos oceanos, garantiu que em mais de metade das latas o nível de mercúrio era superior ao limite máximo de 0,3 miligramas por quilograma para o mercúrio noutros peixes.

Segundo a associação, os níveis de mercúrio atualmente aceites são de um miligrama por quilo, tendo sido estabelecidos para garantir que "95%" do atum capturado seja vendido.

"Esta é a razão pela qual o atum, uma das espécies mais contaminadas, tem uma tolerância máxima de mercúrio três vezes superior à das espécies menos contaminadas", referiu o Bloom.

Os dois grupos dão conta de que não há nenhuma "razão de saúde" que justifique a diferença entre os níveis estabelecidos entre o atum e outros peixes. "O mercúrio não é menos tóxico se for ingerido com o atum. Apenas conta a concentração de atum", referem.

Os grupos disseram ainda que a Comissão Europeia deverá apertar os níveis de mercúrio permitidos para o atum, de modo a torná-los equivalentes aos de outros peixes, com 0,3 miligramas por quilograma.

Os grupos afirmaram que a Comissão Europeia tem de endurecer os níveis de mercúrio permitidos no atum, de modo a torná-los equivalentes aos de outros peixes, com 0,3 miligramas por quilo.

"Exigimos que as autoridades públicas reforcem a regulamentação e, sem demora, que os distribuidores não vendam produtos acima do nível mais protetor", explicou uma das responsáveis pela Foodwatch.

Leia Também: Portugal defende maior quota de pesca de atum-patudo para as Ilhas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 12 Horas

A angústia e tristeza vão acabar para quatro signos a partir de amanhã

lifestyle Signos Há 13 Horas

Cada signo terá um dia de sorte em novembro. Qual é o seu?

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Cardiologista alerta para hábito que pode levar a arritmias

fama Ana Marques Há 11 Horas

Ana Marques fala da missa de sétimo dia de Marco Paulo. "Luto"

mundo Espanha Há 21 Horas

AO MINUTO: Roubos durante buscas; "Dezenas e dezenas" de desaparecidos

fama Marco Paulo Há 18 Horas

Amiga especial de Marco Paulo quebra o silêncio. "Continuarei a amá-lo"

mundo Polónia Há 21 Horas

'Vampira' polaca com 400 anos 'ressuscitada' por cientistas. As imagens

mundo Espanha Há 8 Horas

Um dos principais fornecedores da Mercadona desaparecido em Valência

desporto Sporting Há 16 Horas

Rúben Amorim perentório: "Não há guerra nenhuma, muito menos paz podre"

desporto Sporting Há 5 Horas

'Novela Amorim' com ponto final agendado. Da promessa às reações