O homem que promete ser o último a chorar. Quem vai liderar o Hezbollah?

Nasceu em 1953 em Beirute, no seio de uma família do sul do Líbano, e é uma figura de topo do Hezbollah há mais de 30 anos. 

© Houssam Shbaro/Anadolu via Getty Images

Mundo Médio Oriente 29/10/24 POR Notícias ao Minuto

O Conselho Shura do Hezbollah, o mais alto órgão do grupo xiita libanês, anunciou, esta terça-feira,  Naim Qassem como novo secretário-geral, substituindo Hassan Nasrallah que morreu num bombardeamento de Israel em 27 de setembro. Mas quem é o novo líder do Hezbollah?

PUB

 

Secretário-geral adjunto do Hezbollah, Sheikh Naim Qassem é uma figura de topo do movimento há mais de 30 anos. 

Tal como recorda a Reuters, no passado dia 8 de outubro, afirmou que o conflito entre o Hezbollah e Israel era uma "guerra sobre quem chora primeiro" e que o movimento apoiado pelo Irão não seria o primeiro a chorar. 

O agora líder da milícia xiita libanesa foi nomeado secretário-geral adjunto em 1991 por Abbas al-Musawi, o então secretário-geral que foi morto por um ataque de helicóptero israelita no ano seguinte.Permaneceu no cargo quando Nasrallah se tornou líder e é uma das principais vozes do grupo, tendo sido, aliás, o primeiro membro do Hezbollah a falar na televisão após a morte de Nasrallah.

A Reuters escreve que o homem, nascido em 1953 em Beirute, no seio de uma família do sul do Líbano, começou a sua atividade política no movimento xiita libanês Amal. Deixou o grupo em 1979, na sequência da Revolução Islâmica do Irão. 

Viria a participar nos encontros que levaram à formação do Hezbollah, criado com o apoio dos Guardas Revolucionários do Irão em resposta à invasão israelita do Líbano em 1982.

A agência britânica destaca ainda que Qassem usa um turbante branco, ao contrário de Nasrallah e Safieddine, cujos turbantes pretos denotam o seu estatuto de descendentes do Profeta Maomé.

Recorde-se que o Hezbollah anunciou hoje que Qassem tinha sido nomeado novo secretário-geral e comprometeu-se a "manter a chama da resistência acesa e a bandeira hasteada até à vitória", no meio de combates de mais de um ano com o exército israelita e da nova invasão do Líbano, desencadeada em 01 deste mês pelas tropas israelitas.

A nomeação veio do Conselho Shura do Hezbollah e foi aprovada "em linha com o mecanismo existente" para eleger o líder do movimento, segundo informações recolhidas pela cadeia de televisão al-Manar, ligada ao Hezbollah.

"O Conselho Shura aprovou a eleição da sua eminência, o xeque Naim Qassem, como secretário-geral do Hezbollah. Pedimos a Deus Todo-Poderoso que guie sua eminência, o secretário-geral Naim Qassem, nesta nobre missão de liderar o Hezbollah e a resistência islâmica", referiu o canal.

A nomeação de Qassem como novo líder do grupo ocorre mais de um mês depois de Nasrallah ter sido morto num bombardeamento israelita em Beirute e de o seu primo e favorito para o suceder como líder do Hezbollah, Hashem Safiedine, ter sido confirmado morto num outro ataque na capital libanesa alguns dias depois.

O exército israelita desencadeou uma nova invasão do Líbano após semanas de pesados bombardeamentos e ataques contra o país, incluindo a explosão coordenada de milhares de aparelhos de comunicação, na sequência de mais de 11 meses de combates com o Hezbollah na zona fronteiriça.

O Governo libanês calcula em cerca de 2.700 o número de mortos e cerca de 12.500 o número de feridos nos ataques israelitas desde 08 de outubro de 2023, depois de as milícias terem começado a disparar obuses em apoio dos grupos palestinianos, na sequência de ataques em território israelita no dia anterior.

Leia Também: 'Capacetes azuis' no Líbano apontam Hezbollah como origem de 'rocket'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 12 Horas

A angústia e tristeza vão acabar para quatro signos a partir de amanhã

lifestyle Signos Há 13 Horas

Cada signo terá um dia de sorte em novembro. Qual é o seu?

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Cardiologista alerta para hábito que pode levar a arritmias

mundo Espanha Há 21 Horas

AO MINUTO: Roubos durante buscas; "Dezenas e dezenas" de desaparecidos

fama Ana Marques Há 11 Horas

Ana Marques fala da missa de sétimo dia de Marco Paulo. "Luto"

fama Marco Paulo Há 18 Horas

Amiga especial de Marco Paulo quebra o silêncio. "Continuarei a amá-lo"

mundo Polónia Há 21 Horas

'Vampira' polaca com 400 anos 'ressuscitada' por cientistas. As imagens

mundo Espanha Há 8 Horas

Um dos principais fornecedores da Mercadona desaparecido em Valência

desporto Sporting Há 16 Horas

Rúben Amorim perentório: "Não há guerra nenhuma, muito menos paz podre"