© Amin Chaar / Global Imagens
O fenómeno meteorológico que levou chuvas torrenciais a Espanha, e que provocou uma tragédia no país, vai afetar "mais diretamente" Portugal continental já a partir desta quarta-feira e até dia 1 de novembro, sexta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
PUB
Em causa, recorde-se, está uma Depressão Isolada de Altos Níveis (DANA), um fenómeno também conhecido como 'Gota Fria', que tem condicionado o estado do tempo na Península Ibérica.
"A depressão irá ter um deslocamento para oeste afetando mais diretamente Portugal continental a partir da tarde de hoje, dia 30 de outubro, e até ao final de sexta-feira, dia 01 de novembro", refere o IPMA.
São esperados "aguaceiros, por vezes fortes, em especial nas regiões Centro e Sul, tendo sido já emitidos avisos de precipitação de nível amarelo".
O IPMA explica que a "situação severa que ocorreu em Espanha está relacionada com fatores locais, mas também com instabilidade elevada, forte conteúdo em vapor de água transportado do mar Mediterrâneo e estacionariedade das bandas de precipitação".
"À medida que a depressão se vai deslocando para oeste vão também diminuindo as condições que poderão dar origem a tempo muito severo", refere. No entanto, o IPMA "aconselha o acompanhamento da emissão de avisos meteorológicos assim como as recomendações das autoridades, já que a previsão da trajetória da depressão tem sempre um grau de incerteza e que pequenas variações da sua posição podem alterar os locais mais afetados".
Recorde-se que há doze distritos do continente sob aviso amarelo até quinta-feira devido à chuva e trovoada.
Nos distritos do Porto, Faro, Santarém, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra, o aviso entrou em vigor às 12h00 de hoje e mantém-se até às 00h00 de quinta-feira.
Os distritos de Viseu, Évora, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estão sob o aviso entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de quinta-feira e depois entre as 12h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.
Leia Também: Atenção! Doze distritos a 'amarelo' hoje e quinta-feira devido à chuva